Chove forte na Paraíba e João Pessoa registra quase 50 milímetros em menos de 7 horas
Chuva forte, trovões e alagamentos. Chove forte em várias cidades da Paraíba nesta Quarta-feira de Cinzas. As maiores precipitações foram registradas em João Pessoa.
A região metropolitana de João Pessoa amanheceu com fortes chuvas e trovões,. Segundo o Inmet, há perigo potencial de “chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Segundo o Inmet, há perigo potencial de “chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
As instruções são para que, “em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).”
Já há acúmulo de água na BR-230/101, no trecho em Bayeux, próximo ao condomínio Alphaville, o que causa lentidão no trânsito desde o Hospital Metropolitano em direção a João Pessoa. A PRF pede atenção dos condutores. Há também alagamento na via próxima à CBTU, no bairro do Varadouro, na Capital.
Na capital choveu quase 50 milímetros entre a noite da terça-feira (21) e a manhã desta quarta-feira (22), segundo o balanço parcial da Defesa Civil da capital. As maiores precipitações foram registradas pela Plataforma de Coleta de Dados (PCD) do Grotão, atingindo 47,8 mm e as menores, pela PCD de Manaíra, com 17,8 mm.
Apesar das fortes chuvas, a Defesa Civil não registrou ocorrências, mas alerta que o acumulado de chuvas vai crescer e algumas medidas preventivas devem ser observadas principalmente pelas pessoas que moram em áreas de risco, como margens de rio, proximidades de encostas ou barreiras. Nestes locais, há risco de inundação ou deslizamento.
A Defesa Civil está funcionando em plantão e a população pode acionar o órgão pelos números 0800 285 9020 ou pelo WhatsApp, (83) 98831-6885.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) emitiu um alerta aos motoristas e motociclistas, por causa das vias molhadas e com possíveis pontos de acúmulo de água. A recomendação é de que todos respeitem as sinalizações; mantenham a velocidade reduzida; mantenham os faróis acesos; e em caso de urgência, acionar o órgão pelo número (83) 98760-2134.
A orientação do órgão é de que as pessoas deixem os locais de risco; evitem trechos que historicamente são conhecidos como pontos de alagamento; preservem o uso de equipamentos eletrônicos em ambientes abertos; e, se possível, manter-se protegidas e abrigadas em local seguro, preferencialmente em casa.
Em Campina Grande também tem chovido forte na manhã desta quarta-feira, e a Defesa Civil está em alerta monitorando as chamadas áreas de risco.
De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a previsão do tempo para esta quarta-feira é de nebulosidade variável com ocorrência de chuva na região do Litoral. A temperatura deve variar entre 23°C e 30º C ao longo do dia. Já conforme o Climatempo, a probabilidade de chuva em João Pessoa é de 87%, e o dia deve ser de sol com muitas nuvens e chuva.
SL