Após reações, comissão recua de tirar do município de Campina gestão de recursos do Hospital Universitário
Após uma reunião na noite de ontem, 05, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) tornou sem efeito uma resolução publicada na semana passada que estabelecia uma mudança na gestão dos recursos dos hospitais universitários na Paraíba. O documento havia sido assinado pelo secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, presidente da CIB. A medida sofreu forte reação liderada pelo secretário de Saúde de Campina Grande, Gilney Porto, que provocou uma audiência pública na Câmara Municipal e foi até Brasília onde, com apoio do senador Veneziano Vital do Rêgo, se reuniu com a direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, que administra os hospitais universitários federais e rechaçou a mudança.
Ainda ontem, Veneziano também esteve com o ministro da Educação, Camilo Santana, que garantiu a manutenção da gestão municipal do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Na reunião desta quarta-feira que decidiu tornar sem efeito a mudança, a Prefeitura de Campina Grande e o Governo do Estado discutiram a possibilidade de composição de uma parceria para fortalecer o atendimento da saúde no município, que é referência para boa parte do estado.
Governo do Estado repasse – O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em diálogo com a Ebserh, instituição gestora dos Hospitais Universitários (HUs) de João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PB), para avançar nas tratativas de gestão dupla dos três hospitais universitários da Paraíba. Ontem (5), se reuniu com representantes da SES e do Cosems estiveram reunidos com os secretários de saúde dos respectivos municípios, quando foi anunciado um aporte de R$ 30 mi do recurso estadual para ampliar as demandas de alta e média complexidade das três unidades de saúde.
De acordo com o secretário de estadual de Saúde, Jhony Bezerra, a SES buscou um diálogo para pactuar a gestão dupla das unidades de saúde, para garantir o acesso da atenção em saúde para a população e ampliar a oferta de serviços já existente. “O nosso objetivo aqui hoje é garantir acesso da população aos serviços desses Hospitais, em um modelo de gestão dupla onde os contratos vigentes em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras continuarão com secretarias municipais, conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite – CIB, mas com um aporte do estado e a regulação dos leitos pactuados, tendo a Ebserh como prestadora de serviço”, pontuou o secretário.