Dibrax



Saúde organiza 2º Seminário de Preparação para Aposentadoria

Paraíba 16/11/2017 às 13:15


A Secretaria de Estado da Saúde (Ses), por meio da Gerência Administrativa, vai realizar o 2º Seminário de Preparação para Aposentadoria no próximo dia 24, das 8h30 às 12h, no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), em João Pessoa.

 
O objetivo é contribuir para o entendimento do processo de aposentadoria no setor público do Estado, oferecer oportunidades para reflexão sobre essa etapa, além de proporcionar oportunidades para atividades de lazer, recreação e vivências em grupo, visando melhorar a qualidade de vida.
 
O seminário faz parte do projeto ‘Cuidando do Cuidador’, desenvolvido pelo Núcleo de Gestão do Trabalho (NGT), vinculado à subgerência de Recursos Humanos da Ses, que se divide basicamente em duas frentes: uma trabalhando as relações interpessoais no ambiente de trabalho e a outra que busca contribuir com orientação e apoio daqueles servidores que estão próximos da aposentadoria.
 
“Devem participar os servidores da Saúde do Estado que estão perto de se aposentar, além dos demais interessados no tema”, informou a técnica do NGT da Ses, Vívian Arruda.
O evento contará com a participação da PBPrev, abordando os aspectos normativos da aposentadoria dos servidores públicos; o departamento de contabilidade e finanças da UFPB, abordando a educação financeira; e a Empreender PB, falando sobre empreendedorismo na aposentadoria. As palestras serão de 40 minutos e, após cada uma delas, 10 minutos serão destinados para dúvidas e esclarecimentos.
 
“Este seminário está voltado para duas problemáticas sofridas na aposentadoria: o comprometimento da renda e a inatividade. Diferente do que podemos imaginar, a aposentadoria não consiste, necessariamente, em férias ilimitadas, com várias programações de viagens e lazer. Muitos aposentados já possuem a renda comprometida e, a partir disso, vamos estimular a reflexão sobre o planejamento financeiro ao longo da vida ativa e da aposentadoria como servidor, além da possibilidade de adquirir novas fontes de renda pelo empreendedorismo”, explicou Vívian.
 
A técnica reforçou, ainda, que é importante o incentivo dos gestores de pessoas em mobilizar os servidores a participarem do evento. “É um cuidado da Ses com o servidor que está terminando seu ciclo de trabalho. Esperamos, com isso, responder às dúvidas destes trabalhadores e também trazer segurança sobre as questões relacionadas a garantia de todos os direitos já conquistados”, pontuou.
 
Palestras:
‘Aspectos normativos da PBPrev’ – Dr. Jovelino Carolino Delgado Neto (PBPrev);
‘Educação financeira’ – Dr. Wenner Glaucio Lopes Lucena (DFC/UFPB);
‘Empreendedorismo na aposentadoria’ – Telma Virgínia da Silva Custódio (Empreender-PB).
 
 
SECOM-PB
 

Comentários

    Comentários do Facebook