Dibrax



Jovem cientista de Campina Grande ganha notoriedade internacional ao pesquisar absorção de medicamentos

Paraíba 02/08/2017 às 09:14


A Engenheira de Materiais Rafaella Precker (nas fotos publicadas nesta matéria, de blusa preta), natural de Campina Grande, está fazendo o maior sucesso no exterior. O Portal Carlos Magno teve acesso com exclusividade a uma publicação que destaca um trabalho que ela vem desenvolvendo em parceria com outra cientista, natural da Itália, e que visa produzir bons frutos para o tratamento médico do futuro.

 
Rafaella mora na Rússia, mas desenvolveu pesquisas na cidade alemã de Leipzig, onde fica a ITMO University. Sua pesquisa tem gerado boas referências da comunidade cientista internacional. As notícias sobre suas pesquisas tem sido acompanhadas, mesmo que à distância, aqui no Brasil, por seus pais, Aldo e Deusolene, que residem no bairro Dinamérica, em Campina Grande.

 

 

A matéria que postamos abaixo (originalmente publicada em inglês, mas traduzida para o português), foi publicada no site da ITMO University, onde Rafaela desenvolve suas pesquisas. O texto fala de Rafaella e de sua parceira de pesquisa como "duas jovens cientistas extraordinárias com vasta experiência internacional". Um grande orgulho para Campina Grande, sem dúvidas...

 
Veja a reportagem em português, na íntegra:
 
Visitando cientistas em pesquisa de química e trabalhando no exterior
 
Duas jovens cientistas extraordinárias com vasta experiência internacional - uma química e uma engenheira de ciência dos materiais - vieram à ITMO para realizar pesquisas por alguns meses. Atualmente trabalham no Grupo Hey-Hawkins no Instituto de Química Inorgânica da Universidade de Leipzig.
 
Sara Durini é um pós-doutora da Itália e Rafaella Precker é Ph.D. estudante do Brasil. Ambas participaram de pesquisa no laboratório de Soluções de Química de Materiais Avançados e Tecnologias (SCAMT) da ITMO. O portal internacional de notícias fez uma entrevista exclusiva para aprender mais sobre suas pesquisas.
 
A química Sara Durini é de Como, na Itália, local de nascimento de Alessandro Volta, um famoso físico italiano, químico e pioneiro da eletricidade e do poder. Ela explora as propriedades dos novos materiais, sintetiza-os e descobre o tipo de coisas que eles podem fazer. Por exemplo: absorver gases, transportar drogas, detectar a presença de moléculas poluentes, ser usado para catálise, como sensores ópticos, em tecnologias fotovoltaicas e potencialmente melhorar as características das células solares.
 
A engenheira da ciência dos materiais, Rafaella Precker, é da região Nordeste do Brasil, uma cidade chamada Campina Grande. É muito parecida com Leipzig, pois é uma cidade universitária típica. Seu trabalho é principalmente focado na aplicação da vida real dos materiais. Por exemplo: os materiais inorgânicos em que as duas estão trabalhando podem ser usados ??na terapia do câncer para a administração direcionada de fármacos e para ajudar a evitar alguns dos efeitos colaterais comuns na terapia típica do câncer nos dias de hoje.
 

Comentários

    Comentários do Facebook